Quem Somos

O Clube de Futebol “ Os Barulhentos”, existe desde 17 de Junho de 1990.
Fundado na Vila da Baixa da Banheira, é um grupo com mecanismos de decisão autónomos e filosofia própria, que promove a prática do desporto junto da população juvenil, intervindo sobre as crianças e jovens cujo escalão etário coincide com o período de escolaridade obrigatória.

Encontra-se inscrito no Instituto do Desporto de Portugal, Registo Nacional de Clubes e Federações desportivas, como Clube de Praticantes de Futebol, é uma entidade de direito privada, sem fins lucrativos, constituídos nos termos dos artigos 195.º e seguintes do Código Civil que tem por objecto exclusivo a promoção e organização de actividades físicas e desportivas com finalidades lúdicas, formativas e sociais.

É um clube popular, que tem por finalidade fomentar a prática do desporto nas camadas jovens, promover ideais correctos e salutares, fazendo com que convivam e se relacionem – fazer amigos, aprender novas habilidades, adquirir hábitos de autodisciplina, persistência e aprender a cooperar e a competir com lealdade.

A direcção tem também a preocupação de criar e fomentar um "estilo", um modelo próprio quer a nível administrativo quer a nível desportivo, e que promova a valorização de comportamentos correctos.

Pretende contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens, afirmando o desporto como importante factor de aperfeiçoamento pessoal e social, formação de carácter, integração dos valores de cidadania em geral e da ética e espírito desportivo em particular, com o intuito de desviar a nossa juventude de todos os males que minam a nossa sociedade.

Participar com lealdade, honestidade está também relacionado com o fazer escolhas. Enquanto interagimos uns com os outros na prática desportiva, ou como espectadores, temos que regularmente considerar e definir aquilo que achamos que é certo, e o que não é, movendo-nos num esforço colectivo para atingir a perfeição humana.

Quando os jovens interagem e se relacionam uns com os outros através da prática desportiva, a sua habilidade para fazer escolhas acertadas, vai evoluindo e atinge a maturidade, juntamente com a capacidade para pensar e aprender sobre o que é necessário para realizar e levar a cabo com satisfação uma vida em sociedade.

A escolha do futebol como modalidade principal deve-se simplesmente ao facto de se tratar de um desporto colectivo que para a sua prática necessita só de um pouco de terreno quatro pedras um objecto esférico e muita... muita vontade.
Aí podem praticar desporto os gordos, magros, altos, toscos, habilidosos etc.

Desportos como a pesca, o atletismo, o ténis de mesa, tiro ao alvo e a participação em actividades culturais, fazem também parte da história do clube.

“Os Barulhentos”, exercem a sua actividade, com carácter regular, na Baixa da Banheira, designadamente no campo de Futebol de 5 e zona contígua, juntos ao pavilhão da Escola Básica 2-3 Mouzinho da Silveira, nas traseiras do Lar São José Operário entre a Escola Primária nº4 e a Escola Básica 2-3 Mouzinho da Silveira.

Tentamos realmente ser diferentes e para isso procuramos manter a nossa filosofia de grupo, a nossa mística:

• Bom rendimento escolar
• Capacidade de manter um conjunto, não um indivíduo; ter a noção de que todos somos um, um muito forte e que por muitos que sejamos, se nos defendermos cada um por si, nada somos.
• Promover sistema desportivo ético assente nos princípios de integridade, lealdade e respeito.
• Conscientes que seja em que actividade for nós podemos saber muito, mas sem os outros, sem aqueles com quem convivemos e que eventualmente nos criticam, não somos nada, só somos melhores se tivermos a quem provar que o realmente o somos.

"Com esforço venceremos"